Cross country: novamente um esporte Olímpico?

Paris 1924. Cross na grade - Foto: Iaaf

Segundo notícias veiculadas por diversas publicações internacionais especializadas em corridas de montanha ao longo desta semana, durante o Congresso de Beijing, a ser realizado em outubro, a corrida de montanha, sob o formato de cross country, poderá retornar aos Jogos Olímpicos a partir de 2018 ou como um esporte de inverno ou de verão.

cross country consiste em uma corrida ao ar livre realizada em terreno acidentado com diversos obstáculos naturais além de subidas e descidas com diferentes inclinações.

Esse esporte já integrou o calendário Olímpico três vezes. A estreia foi em Estocolmo, em 1912, com a participação de 45 corredores. Em 1920, na Antuérpia, 47 homens disputaram modalidade. Em 1924, em Paris, apenas 15 dos 38 corredores que largaram cruzaram a linha de chegada. Os outros 23 abandonaram a prova por exaustão do calor ou por intoxicação causada pelos gases venenosos exalados por uma planta da região. O cross country foi, então, banido por ser considerado impróprio para ser praticado no verão.

Em 2008, Haile Gebrselassi, Kenisa Bekele e Paul Tergat enviaram uma carta ao Comitê Olímpico Internacinal (COI) e para a IAAF apoiando o retorno do cross country como modalidade olímpica.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Copyright © 2016 Montanha Minha Praia - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio