Ernani Souza corre pelo bicampeonato no El Cruce de Los Andes

O ultramaratonista lafaietense Ernani de Souza embarca neste sábado em busca do bicampeonato na categoria solo masculino no El Cruce de Los Andes. A prova, com largada e chegada em San Martin de Los Andes, na Argentina, terá uma distância de 100 Km dividida em três etapas e cruzará a fronteira com o Chile em Hua-Hum, no parque Nacional de Lanin. Nesta edição a organização promoveu alterações nas categorias separando os atletas de elite dos corredores amadores.

No ano passado, Ernani, bom mineiro que é, chegou na moita e surpreendeu os adversários. Desta vez ele sabe que será marcado de perto por outros favoritos, como o francês François D’Haene (campeão do circuito mundial de 2014 ) e o italiano Marco De Gaspari (campeão solo do El Cruce em 2014). Os argentinos, que nunca venceram a prova nessa categoria, também ficarão na cola do brasileiro.

Após superar uma pubalgia que o deixou longe das trilhas por 12 semanas no final do ano passado, Ernani destaca que está totalmente recuperado e pronto para o desafio. “Aproveitei esse tempo para pedalar e no retorno aos treinos o ritmo encaixou muito bem. Muita gente não sabe que não sou um corredor profissional. Por isso não coloco sobre mim a vitória como uma obrigação. Não vivo do esporte e, portanto, preciso equilibrar minha jornada profissional com os treinos. É um desafio, mas me sinto muito bem preparado física e psicologicamente para a prova, que deverá ter cerca de 5 mil metros de elevação acumulada”, destaca o corredor, acrescentando que aproveitou o ciclo de treinos para melhorar seu desempenho das descidas, seu calcanhar de Aquiles.

Correndo na montanha há pouco mais de um ano, Ernani teve uma ótima temporada em 2015. Além de conquistar a vitória no El Cruce, foi campeão da Endurance Challenge Pico das Agulhas Negros e vice-campeão da KTR Campos do Jordão e da Maratona dos Perdidos. “Fico contente com o reconhecimento das pessoas e essas vitórias ajudaram a aumentar a minha confiança”, diz Ernani, que prefere saboreá-las de forma mais íntima.

Ciente de que não é possível conquistar resultados melhores fazendo as coisas sempre da mesma forma, este ano o atleta está trabalhando com treinador Cadu Polazzo e com o suporte de uma equipe multidisciplinar que inclui o fisioterapeuta Tiago Coraini e o educador físico Thiago Oliveira.

“Estruturamos um calendário com três provas-alvo para 2016: o Cruce, a OCC, em agosto, e o mundial de corrida de em Portugal”, comenta Ernani.

A 15ª edição do El Cruce de Los Andes contará com a participação de cerca de 3.000 corredores de 35 países e será disputada entre os dias 10 a 12 de fevereiro. Para acompanhar os resultados de cada etapa da prova clique aqui

Ernani de Souza conta com os patrocínios do Clube Recreativo Dom Pedro II, Unimed Conselheiro Lafaiete, CHB Equipamentos, Plastipel Embalagens, Tênis Skechers, Kailash, Bem Natural e Trifosfato

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Copyright © 2016 Montanha Minha Praia - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio