Ultra-Trail Du Mont Blanc muda critério de classificação

Mudança de critérios - Divulgação

A International Trail Running Association (ITRA) atualizou o seu sistema de somatória de pontos, que vai agora de uma escala de 1 a 6, e determinou três novos critérios de avaliação de provas.

É com a união desses parâmetros que a ITRA determinará quantos pontos cada corrida completada somará ao currículo de um atleta interessado em participar de uma das cinco provas da Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB) em 2017. O objetivo é exigir mais experiência em montanha de todos os participantes. Para o ano que vem, o antigo e o novo sistema de pontuação serão válidos no momento de inscrição para o sorteio.

A nova escala passa a considerar os pontos outorgados aos atletas considerando outras variáveis além apenas das dificuldades de distância e desnível. O critério “Nível de Montanha” (Mountail Level), que varia de 1 a 12, considera a dificuldade de uma prova de montanha a partir de aspectos como altitude e o nível técnico do terreno. Já o “Nível de Esforço” (Endurance), considera os níveis de distância e desnível utilizando a seguinte fórmula: distância (km) + ganho vertical (m) / 100) e varia de 1 a 6.

O terceiro critério, “Finisher”, é calculado de acordo com o limite de tempo oferecido por cada organizador e deve preocupar particularmente os corredores mais lentos. Ele fornece o índice de desempenho necessário para ser capaz de terminar uma prova dentro do tempo limite. Ao comparar os critérios “Finisher” ao seu próprio índice de desempenho, cada corredor será capaz de julgar a sua capacidade.

Considerando a nova escala, os atletas que ambicionam correr os 170 km precisarão acumular 15 Pontos ITRA em um máximo de três provas.

Antes eram necessários nove. Para a TDS (119 km e 7.250 metros de ascensão) e para a CCC (100 km e 6 mil metros de ascensão), sete pontos em duas provas e para a OCC (53 Km e 3.300 metros de ascensão), 3 pontos em duas provas.

Confira as novas regras clicando aqui.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Copyright © 2016 Montanha Minha Praia - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio